PRESENÇA DE NEGROS NA PUBLICIDADE É TEMA DE CURSO DA ESPM RIO

Neide Diniz

Quem nunca ouviu frases como: "a publicidade é alma do negócio" ou "quem não é visto não é lembrado". Algumas campanhas publicitárias marcam época, gerações e até estimulam e, ousadamente, criam comportamentos. Quem não tem um comercial preferido ou no mínimo, ache interessante? Responda rápido: qual é o seu? E se a pergunta for: nele há participação de negros? Ao passar por uma banca de jornal, como você descreve o perfil que estampa as capas de revistas? Como escolhe um produto ou serviço em detrimento as mais variadas opções?

O curso de extensão "Me Representa! Marcas e Representatividade" da Escola Superior de Propaganda e e Marketing (ESPM) do Rio pretende refletir sobre estas perguntas. E também vai discutir a herança africana na formação do país e os impactos desta relação na construção da imagem do negro na memória social. Para Luciana Cruz, coordenadora de criação da ESPM, entender este contexto amplia a comunicação com uma parcela da população que representa 54% dos brasileiros, segundo dados de 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "Não estamos falando de uma minoria, mas sim de uma maioria que, infelizmente, é tratada com minoria", ressalta Luciana.


Além de tratar de questões históricas e sociais conduzidas por temas que ainda precisam ser discutidos - e superados - como o racismo, o corpo docente do curso é formado por professores negros. A coordenadora explica que é um diferencial importante na imersão da vivência dos problemas raciais. "A ausência do negro nos postos de trabalho nas agências também reflete na invisibilidade desta identidade nas peças publicitárias", aponta Mônica Francisco, pesquisadora, consultora da ONG Asplande e uma das professora do curso. E Jana Guinond, atriz e pedagoga, que também vai ministrar as aulas, sintetiza o intuito do curso: "precisamos de uma publicidade mais humanizada e de empresas preocupadas com um mundo melhor, queremos mais trocas e diálogos".

O curso é indicado para alunos do ensino superior, profissionais de comunicação, agências ou interessados no assunto. A data prevista para o início é dia 23 de março. Mais informações, click e sabia mais: Curso: "Me Representa! Marcas e Representatividade

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas